Imagem

SOBRE
Imagem
Nosso tradicional evento mirmecológico será em Belo Horizonte - Minas Gerais, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019.
Apresentação


O Simpósio de Mirmecologia tem por objetivo principal reunir estudantes e profissionais com interesse na área de mirmecologia do Brasil e de outros países, estimular as interações, e oferecer aos alunos dos diversos programas de graduação e pós-graduação do país a oportunidade de expor e discutir seus trabalhos e projetos com a comunidade de mirmecólogos. Mais especificamente, o evento visa a integrar as várias áreas do conhecimento científico que contribuem para o avanço da mirmecologia; possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes estados da Federação e também de outros países; estimular o estabelecimento de parcerias técnico-científicas e de arranjos multi-institucionais de pesquisa, pelo contato direto dos pesquisadores; contribuir à formação de estudantes de graduação e pós-graduação; consolidar o Brasil como pólo de pesquisa e desenvolvimento na área de mirmecologia, e de maneira mais geral, da área de ecologia e conservação; analisar os avanços, identificar os desafios e discutir o desenvolvimento futuro da área no Brasil.

Histórico

O Simpósio de Mirmecologia, antigamente denominado Encontro de Mirmecologia, nasceu da intenção de reunir os especialistas em formigas do Estado de São Paulo - Brasil para discutir seus trabalhos. Ao longo dos anos, esses encontros tornaram-se mais abrangentes e, a partir de uma reunião ocorrida em Londrina-PR, em 2001, o evento passou a se chamar Simpósio de Mirmecologia. Este evento então se tornou um fórum importante de discussão de trabalhos diretamente relacionados à mirmecologia, com contribuições relevantes para os campos da ecologia e conservação da biodiversidade.


A XXIV Edição - 2019


Chegamos na 24ª edição do Mirmeco! É realmente um importante marco para a mirmecologia brasileira e mundial termos um evento de tanta tradição em solos brasileiros. Portanto, temos a satisfação de convidar a todos para participarem do XXIV Simpósio de Mirmecologia, a se realizar entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro de 2019 na Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Pampulha – em Belo Horizonte, Minas Gerais. Este evento bienal tem como meta fundamental incentivar e divulgar a pesquisa sobre a fauna tropical, em particular neotropical, de formigas. Ele reúne especialistas do Brasil e do exterior, e de um modo geral, profissionais e alunos que usam as formigas como modelos de investigação em importantes áreas da biologia, tais como a taxonomia, sistemática e a biogeografia, o comportamento animal e a ecologia comportamental, as interações plantas/animais, a ecologia de populações e de comunidades, a bioindicação, a bioinvasão e a biologia evolutiva. Dessa forma, este evento traduz um fiel retrato do comprometimento cada vez maior da comunidade científica brasileira nessas áreas de destaque, bem como da significativa e crescente contribuição dessa comunidade científica para o progresso dessas áreas. Um sinal claro disso é a acentuada internacionalização do Simpósio de Mirmecologia, em particular nas suas últimas edições que foram marcadas por uma participação cada vez mais importante de colegas de outros países, atraídos pela qualidade das pesquisas desenvolvidas no Brasil e interessados em desenvolver laços profissionais com colegas brasileiros.

É nesse contexto bastante positivo e animador que estamos nos empenhando em oferecer uma programação a altura dos anseios de todos os profissionais e estudantes da área e que seja de natureza a incentivar discussões, novas ideias e rumos, além de oferecer um quadro propício para rever os amigos, fazer novos contatos e ampliar os laços profissionais. Nos encontramos em Belo Horizonte!
 

Algumas imagens das últimas edições

Faça sua inscrição no XXIV Mirmeco 2019

Junte-se a nossa comunidade!

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades.

QuerEMOS ouvir de você

ORGANIZAÇÃO

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem